segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Base para toucas - Receita

Olá turma! Me perdoem mas ontem não deu para postar como faço a base das minhas toucas. Minha filhinha está muito gripada e só quis ficar comigo... Mas hoje vou tentar mostrar como faço ok? Como sempre uso a lã D'Primera e agulha de crochê 3,5 mm. A tabela que eu uso é de medidas então dá pra usar a lã ou linha que vc mais gosta de trabalhar. Não esqueça de adaptar a agulha também rsrsrs. Vamos lá? Pra começar vou colocar a tabela que eu uso:

Idade                        Diâmetro             Altura         Circunferência
1 a 3 meses                10 a 11           11,5 a 12         32 - 34
3 a 6 meses                11 a 13           13 a 13,5         34 - 42
6 a 12 meses              13 a 15            14 a 15           41 - 48
1 a 3 anos                  14 a 16           15,5 a 16         45 - 50
4 a 10 anos                15 a 16           16 a 16,5         47 - 51
Adolescentes              16 a 18                19              51 - 55
Mulheres                    17 a 19            20,5 a 21        54 - 58
Homens                     19 a 20                22              51 - 61

Após saber pra qual idade vc vai fazer a touca comece então a trabalhar. Eu sempre começo da mesma forma em todos os tamanhos:
Anel mágico.
1ª carr: 12 pontos altos.
2ª carr: 2 pontos altos em todos os pontos de base.
3ª carr: * 1 ponto alto, 1 aumento*
4ª carr: * 2 pontos altos, 1 aumento*
5ª carr; * 3 pontos altos, 1 aumento*
6ª carr: * 4 pontos altos, 1 aumento* e assim até atingir o diâmetro desejado. Na foto abaixo fiz até a 4ª carreira e o diâmetro é 12 cm. Serve para a idade de 3 a 6 meses de acordo com a tabela.



Nesta abaixo fiz até a 5ª carreira e o diâmetro é 14 cm. Então é para o tamanho 6 a 12 meses, mais ou menos...


Deu pra entender? Siga as carreiras fazendo os aumentos necessários até atingir o diâmetro que vc precisa. Chegando na medida que vc precisa aí é só trabalhar em carreiras circulares sem aumentos até atingir a altura necessária, seguindo a tabela...




kkkk A foto está na posição correta mas toda vez que ia postar aqui no blog ela virava kkkk Deixei assim mesmo! A altura desta base é 14 cm. De acordo com a tabela serve para a idade de 6 a 12 meses. Trabalhe até o tamanho desejado. Para o tapa orelhas eu faço assim:

10 pontos altos de início para Rn até 1 ano
12 pontos altos de início acima de 1 ano
14 pontos altos de início para adulto

Sigo diminuindo 1 ponto alto no início e 1 no final de cada carreira até restarem 6 pontos altos mais ou menos.
 Se for fazer trança faça 2 pontos altos, 3 correntinhas, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos.
 Se for colocar pompom trabalhe até ficar com 4 pontos altos e na próxima carreira faça 2 pontos baixos, vire e faça 1 ponto baixo. Faça correntinhas até o tamanho desejado e aplique o pompom.

Faça o outro tapa orelhas igual... Gosto sempre de contornar tudo com uma carreira de pontos baixos para melhor acabamento.
É assim que faço a base das minhas toucas. Espero ter ajudado vcs. Qualquer dúvida me procurem. Bjos e paz!

Deus abençoe vcs!!!!!!



106 comentários:

  1. Boa noite amada...pode postar as medidas no tamanho RN até 1 mês?... Estou começando e tenho dificuldades nesta área d medidas...adorei a tabela e creio q n ficarei mais com medo d fazer....fk com Deus e a paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz!! Bom este tamanho newborn eu também tenho dificuldades rsrsrs mas faço normalmente com 10cm de diâmetro e 11cm de altura. Dá certinho!! Bjos . fica com Deus!

      Excluir
    2. Muito obrigada ajudou muitooo. Deus te abençoe

      Excluir
  2. Néia tudo bem? Vc tem a receita da touca hello kitty? Pode me enviar? taniarb10@gmail.com meu face é Tania Regina Oliveira. Tentei entrar no seu mas não consegui. Não sei mexer bem com net. Obrigada. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Querida. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento. Pode pensar que é pouco o que faz, mas é muito, esta ajudando muito. Deus continue te abençoando com esse rico dom e em gentileza. Beijos.
    Catia

    ResponderExcluir
  4. Poderia me informa quais marcas de la pode ser utilizadas para qq modelo de touca? Agradeco. (mandei como anonimo pq meu google n ta indo) Thayse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu normalmente uso a D'Primera, Mollet, Premium...
      Foram essas que eu me adaptei.
      Bjo!

      Excluir
  5. Obgda por compartilhar seu conhecimento! Amei!

    ResponderExcluir
  6. Neia adorei o seu trabalho, e a maneira q vc ensina e muito facil de fazer. Que Deus continue te abencoando e lhe enchendo de saude e bencaos pra vc continuar nos ajudando, pq estou desempregada e adorei fazer estas pecas pra ver se consigo uma grana. bjs e obrigada. Elianai Carvalho. quando quier me mnadar umas receitas agradeco ludinha12_carvalho@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amada! Obrigada pelas palavras. Amo ajudar. São comentários como o seu que ma incentivam ainda mais!!! Bjos no coração!!!!

      Excluir
  7. amei suas dicas,obrigada,agora se possível escreva qual
    é melhor para toucas,eu costumo comprar a MOLLET,ESSA é bOA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A Mollet é boa sim. Qndo não acho a lã D'Primera na cor que eu quero aí compro a Mollet ou a Premium. Mas a Premium é mais fina.

      Excluir
  8. VC é maravilhosa...obrigada por compartilhar essas toucas,estou fazendo quase todas para o meu neto...estou maravilhada...DEUS ABENÇOE BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho> Deus te abençoe também!!!!

      Excluir
  9. Ameiiiiiiiiii! Me ajudou muito, ficou linda minha touca do Monstro sa. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Querida Neia,adorei passear pelo seu blog tem coisas lindas procurei muito uma medida para fazer uma touca da Hello Kitty para minha netinha de dois anos achei sua tabela mas tenho uma dúvida se 13 a 15cm de diametro é para bebe de 6 a 12 meses como que para uma criança de 1 a 3 anos o diâmetro na tabela está14 a 16 cm é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é assim mesmo. Pode parecer estranho mas é porque tem variações no tamanho da cabeça mesmo sendo da mesma idade. Tem crianças que tem a cabeça maior e outras que tem a cabeça menor porém com a mesma idade. ok? Bjos!

      Excluir
    2. amei sua exbjos
      plicaçao a tempos estava procurando obrigada

      Excluir
  11. Oi Néia, adorei seus trabalhos e suas explicações! Estou começando e espero acertar fazendo o seu pap. Bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi Néia, adorei seus trabalhos! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e por nos dar dicas, isso pra quem está começando é de muita valia. Espero acertar fazer as touquinhas para meu neto e tb para ganhar um din din. Vou seguir a sua tabelinha que achei mara!! Bjus no ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada! Estou aqui pra ajudar mesmo. Amo o que faço. Se precisar de mim estou aqui viu? Bjos no ♥

      Excluir
    2. Oi meia grata por responder estou precisando de idéia p fazer toca crochê com dois buracos para mariachiquinha.

      Excluir
  13. Eu sou iniciante e adorei a sua pagina.Que Deus abençoe você por ter um coração bom e publicar o seu trabalho eu vou aprender muito bjs

    ResponderExcluir
  14. Que site maravilhoso. Muito obrigado por compartilhar teu conhecimento. Tenha certeza que Deus muito te abençoará ainda por este gesto tão bonito.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho. Me ajudou muito!
    Bjus no coração. Que Deus te abençoe..

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bem??
    Depois q chegar no diâmetro q quero, é só fazer os pontos sem nenhum aumento?? Fica na forma certa??
    Bjs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Isso mesmo. Ao chegar no diâmetro desejado é só seguir as carreiras sem aumentos até atingir a altura desejada. Vai ficar no tamanho desejado.
      Bjos!!

      Excluir
  16. Nunca fiz touca em crochê, mas com sua receita, foi fácil. Deu certinho!!
    Só não me ajustei ainda com as medidas de tamanho.

    Muito obrigada e parabéns pela generosidade em compartilhar seu conhecimento!

    ResponderExcluir
  17. Nossa amei sua explicação e passo a passo
    muito obrigada mesmo por compartilhar!!! Bjs fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  18. Estou amando o seu site!!! Parabéns!!! Está me ajudando muito estava mesmo precisando das medidas do gorro!!! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá querida!Parabéns pelo blog..lindos seus trabalhos!
    Quero aproveitar p/ convidá-la a visitar o meu blog tbm:camilartesecroche@blogspot.com.br
    Bjs😘

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde


    Parabéns!!! Há muito tempo eu procurava um site com medidas do diâmetro para fazer gorro!!!
    Obrigada


    ResponderExcluir
  21. Obrigada Néia, vc é muito generosa. Ficou muito mais fácil.Bjos!!!

    ResponderExcluir
  22. Ola parabéns ficou muito bom
    Deixa eu te pergunta eu posso usar essa tabela sua para fazer um chapel para criança com a linha Anne????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor. Pode usar essa tabela para qualquer tipo de linha ou lâ.
      Fica com Deus!

      Excluir
  23. Muito obrigada ,ficou mais fácil agora rs...Bjos. :*

    ResponderExcluir
  24. Oi neia parabens pelo seu trabalho...Bom queria saber quantos novelos
    de la e utilizado para fazer essa touca completa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Difícil te dizer porque depende do tamanho, se é com trança, uma cor ou mais... Em média 2 ou 3 novelos de 40 gramas.
      Bjos ♥

      Excluir
  25. Adorei dia página! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  26. Sou principiante,e estava apanhando muito para aprender até encontrar seu blog!Quanto desprendimento,a maneira que vc ensina,fica muito fácil.Parabéns!Deus a Abeçõe.

    ResponderExcluir
  27. Néia, mto obgda pelas medidas... enfim algo que precisava, completo e explicadinho. Parabens pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  28. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Me ajudou muitooooooo. Q Deus abençoe

    ResponderExcluir
  29. Obrigada nao sei sei a forma de te agradecer por tantas informações que DEUS LHE ABENÇOE MUITO

    ResponderExcluir
  30. Olá Néia, a minha dúvida é quanto a circunferência, pra medir na touca, mas posso me basear apenas no diâmetro e na altura?, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazendo o diâmetro e a altura na medida certa automaticamente você terá a circunferência necessária. Bjos!!

      Excluir
  31. Parabéns pelo site e pela vontade de ensinar e ajudar tantas pessoas.

    ResponderExcluir
  32. Néia, boa noite. o anel mágico são quantas correntinhas?
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! O anel mágico é feito sem nenhuma correntinha. Procura no Youtube como é feito ok? Bjos!

      Excluir
  33. Amei a sua explicação, você explica de forma simples e sem rodeios até quem está aprendendo faz, obrigada...vc é 10. Deus te abençoe Néia sua explicação me ajudou muitoooooo! Fique com Deus boa noite

    ResponderExcluir
  34. Olá, ótima explicação.Gostaria de saber se posso seguir a mesma linha de raciocínio com outros pontos, ex: puff...
    Obg.

    ResponderExcluir
  35. Obrigada, já me ajudou muito.
    Adorei ver um.tabela que realmente explica o tamanho.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada, a sua tabela é excelente e a explicação também. A única diferença é que eu trabalho com linha Anne dobrada, por causa do clima aqui do Rio. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica! Gosto muito da linha Anne. Obrigada pelas palavras, Bjos!

      Excluir
  37. Ola Néia
    Amei sua explicação! Gostei muito de seu blog!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Não vai dar risada da minha pergunta, hein! Sou uma autodidata aventureira e sei muito pouco de crochê. Qdo vc diz 1 aumento, o que quer dizer? Desculpe a pergunta, mas prefiro perguntar do q viver na ignorância. E obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  39. Oi, passando para te agradecer pela bonita ideia de compartilhar com todos nós, está sendo muito útil pra mim, obrigada que Deus te abençoe muito ������

    ResponderExcluir
  40. Neia, td bem?
    Estou recente nesse mundo de crochê �� E o meu seguindo essa receita com os aumentos necessários para adulto está ficando ondulada. Não sei pq acontece isso. Sabe me explicar?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Difícil explicar por aqui. Me chama no zap 31 997317139.
      Bjos!

      Excluir
  41. Meia, vou fazer com lã qual tamanho de agulha uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, siga sempre as recomendações do fabricante que vem no rótulo do novelo. Normalmente os tamanhos são 3,5 - 4 - 4,5...

      Excluir
  42. Oi!! Neia passeando pela Net encontrei seu blog através dos pins....amei vc faz croché com simplicidade e explica tbm assim....tive enorme facilidade com suas postagens...sua simplicidade anima ....bjos e obg por compartilhar....

    ResponderExcluir
  43. Oi flor. Qual é a TEX da lã? Eu fiz e não ficou certo igual as tuas medidas . E que numero de agulha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O tex é 468. Usei agulha 3,5 mas dependendo do seu ponto vc pode usar agulha 4. Pode substituir a lã D'Primera pela Família, Mollet.

      Excluir
  44. Obrigada por compartilhar seu talento!

    ResponderExcluir
  45. Muito obrigada me ajudou muito Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  46. Oi Néia !! Estava vendo sua receita de gorro do Chaves. Para fazer gorro comum , sem as orelhas e para adulto , posso seguir as medidas da sua tabela?
    É necessário medir a cabeça ( circunferência) do meu filho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode seguir sem medo as medidas da tabela ok? Ela serve para todas as idades. Normalmente eu não meço a cabeça, a não ser em casos especiais.
      Bjos ♥

      Excluir
  47. Meu nome Thereza Antunes
    < thrzantunes4@gmail.com >
    Aguardando resposta sobre tamanho de gorro para adulto
    homem . Obrigada.

    ResponderExcluir
  48. Gostei muito dessa receita de base para touca de croche.

    ResponderExcluir
  49. Ola vou fazer uma touca para o meu tio,viu fazer de de crochê com lã,eu gostaria de saber quantos novelos eu vou gastar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Se vc for usar a lã D`Primera creio que 2 a 3 novelos porque depende do modelo que vc irá fazer.

      Excluir
  50. Boa noite com a linha anne da certo essas medida tenho que ir aumentando os pontos até a medida desejada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com a linha Anne dá certo também, porém te aconselho fazer com o fio duplo pois ficará mais rápido de se fazer. É só uma sugestão. Bjos!

      Excluir
  51. Obrigada, por posta as medidas! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  52. Muito obrigada querida, vc me ajudou muito,Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  53. Olá , boa noite! Depois de dias procurando tabelas para gorros, achei sua explicação. A melhor de todas, muito obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão ou opinião. Quando puder, responderei. Bjs!!